Como funciona a reserva de vagas para candidatos deficientes/negros no concurso regido pelo Edital 233/2015?

Conforme legislação o IFSP deverá reservar 20% das vagas de cada cargo docente (cargo/área de atuação) previstos nas vagas do Edital 233 para os candidatos negros inscritos e optantes para a cota reservada.

Da mesma forma e critério os candidatos portadores de deficiência (PCD) e optantes para as vagas reservadas também deverão ter 20% das vagas de cada cargo (cargo/área de atuação) previstas nas vagas do Edital 233/2015.

Tendo em vista que o concurso público em questão apresenta 03 (três) fases – Prova Escrita (1ª), Prova Didática (2) e Prova de Títulos (3ª) – os candidatos concorrentes às vagas reservadas terão, cada qual, a classificação publicada em lista específica e identificada, por fase do concurso, conforme determina a legislação mencionada nos itens 7 e 8 do Edital 233 de 23/04/2015.

As áreas de atuação previstas no concurso apresentam apenas uma vaga por área e por Campus do IFSP. O presente concurso é realizado com opção pelos candidatos ao cargo e ao Campus pretendido, o que implica dizer que todas as vagas do anexo I do Edital serão preenchidas pelo critério da ampla concorrência.

Tendo em vista a possível existência de filas de candidatos classificados para cada cargo e Campus, o IFSP adotará, conforme o número de novas vagas abertas, para seu preenchimento, o critério previsto na legislação de cotas reservadas para deficientes e negros.